quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

.: Como Montar e Administrar um Buffet :.



Este é o e-book mais completo e atualizado sobre negócios de buffets e festas. Indispensável para quem pretende abrir ou já possui a sua empresa neste ramo.

Através dele você entenderá quais são os passos que devem ser seguidos para iniciar, administrar, vender e quais são os aspectos legais que envolvem este tipo de negócio. Além de indicar uma lista de parcerias com telefones e e-mail que são extremamente úteis para quem vai montar seu buffet.


Veja abaixo amostras de partes do Capítulo 4


Dia-a-dia de buffets

O sucesso depende só de nossa força de vontade.

(Akio Morita)

Parte 4 – Dia-a-dia de Buffets

Agora que já passamos pela fase de planejamento e legislação que envolve o ramo de buffets, falaremos sobre o início e manutenção diária para do negócio. Um dos maiores desafios a partir do momento em que você iniciou e conseguiu alcançar algum sucesso, será mantê-lo. E isso para não é tão fácil, pois é um momento em que se entra em uma “zona de conforto” e deixa-se de ficar atento ao mercado e às novas tendências, portanto exigirá disciplina de manter o controle sobre o que os números representam e se estes indicam que você está na direção certa.

Para um dono de buffet a domicílio uma das principais responsabilidades para que estejam sempre clientes comprando festas é com relação a divulgação. A seguir falaremos dos principais meios de fazer divulgação dos buffets.

............................................................................................................

O ORÇAMENTO

A cada orçamento realizado, além dos itens padrão oferecidos, procure colocar algo personalizado para o cliente. Entenda a necessidade dele, pergunte sobre os gostos, ao que ele dá mais importância, o que não pode faltar etc. Isto será uma oportunidade de oferecer algo específico e conseqüentemente num aumento do valor a ser fechado e melhorando assim a rentabilidade, lucratividade do seu negócio. Seja um verdadeiro vendedor, aprenda a vender e treine também seus funcionários para serem, pois um garçom, por exemplo, também é um vendedor durante uma festa.

Em conjunto deste e-book estamos fornecendo um exemplo de orçamento de festa realizado de forma personalizada para um cliente com a descrição de cada item oferecido.

Outro detalhe que você verá neste exemplo de orçamento é o capricho com que é executado, a atenção aos detalhes como a inclusão dos dados do cliente, inclusive da criança se for festa infantil, a clareza e transparência na quantidade de cada item e o valor do orçamento.

Discrimine também as formas de pagamento, se aceita cheque, cartão e a quantidade que podem ser divididos os valores e em que momento estes pagamentos devem ser efetuados. Como por exemplo, deve ser pago 50% no ato e o restante em duas parcelas.

............................................................................................................

FAÇA UM QUESTIONÁRIO DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE

Prepare um questionário de satisfação do cliente com algumas perguntas abrangentes sobre a satisfação de cada item oferecido como por exemplo qualidade das instalações, atendimento dos garçons, animação, qualidade dos brinquedos, qualidade da comida separada por doces, bolos e salgados, pontualidade, correspondência às expectativas e se o cliente tem algum comentário/ sugestão que deseja fazer. Procure, claro, não solicitar para que o cliente preencha logo após a festa, pois ele não estará com cabeça para isto. Faça o convite para responder através de um e-mail após um ou dois dias da festa, mas não deixe passar muito tempo senão o resultado da pesquisa não será muito eficaz, pois o cliente poderá esquecer alguns detalhes.

............................................................................................................

CUIDE DA LOGÍSTICA

Assim que um orçamento for fechado avise imediatamente cada parceiro que irá atuar ativamente naquela festa, verificando disponibilidade de agenda de cada um.

Elabore o check list da festa com os itens de tudo que foi fechado, quantidade, quando deve ser entregue e por quem. Isso garante que não se esqueça de nada para festa e será uma prática indispensável para evitar contratempos.

Outra técnica a ser utilizada para que a festa seja perfeita é manter um plano de ação para o caso de algo dar errado. Procure pensar o que poderia acontecer e como evitar. Um exemplo é a contratação de animadores para uma festa infantil, e perto do início da festa você é informado que eles não poderão comparecer. Que situação terrível seria não é? Para evitar este tipo de contratempo, ao fechar o contato com os animadores, peça para que exista uma cláusula de contingência em que caso a equipe da festa não possa comparecer, haverá sempre uma outra para substituir. Além disso, tenha também o telefone de mais fornecedores, no caso animadores, para que estes possam socorrê-lo num caso de impossibilidade total do cumprimento do parceiro anterior.

ACOMPANHE AS TENDÊNCIAS

Acompanhar o que existe de novo no mercado é muito importante para manter o sucesso. Para isso procure sempre se atualizar com as publicações do setor. A cada ano a expansão dos negócios deste ramo têm proporcionado aos proprietários de buffets a obtenção de mais informações. Um exemplo disso são as feiras especializadas em festas como por exemplo a Expo Parques e Festas que teve sua primeira edição em 2007.

Associar-se a uma entidade também pode ajudá-lo bastante pois proporcionará a você participar de reuniões e palestras para troca de idéias e novidades sobre o mercado. Como exemplo existe a Assebi (Associação Brasileira de Buffet Infantil) a qual poderá ajudá-lo caso você esteja abrindo um buffet infantil.




Para saber mais ou adquirir o e-book acesse o site:


www.monteseubuffet.com.br

8 comentários:

Elias Fernandes disse...

Parabéns pela matéria. Somos um buffet infantil em são dos campos (www.dropsbuffet.com.br) e apreciamos materias a respeito.

Regina

Unknown disse...

bom dia, não consegui acessar o link para adquirir o livro. Aguardo retorno no email: jorgeamaroneto@yahoo.com.br. Obrigado.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Gostaria de saber como faço pra adquirir o livro.
Segue meu email: kleberbb@gmail.com

Unknown disse...

Adorei o post tenho uma empresa de buffet. Se precisarem de Buffet em campinas não deixe de visita o site da Luciana Casonatto buffet e tenha uma visão de como planejamos os eventos e festas.

Unknown disse...

olá como adquirir o livro não consigo contato através do link

Jessica Gomes disse...


Ótimas dicas e tudo maravilhoso nesse buffet em domicílio!

Unknown disse...

Estou querendo um curso como iniciar a abertura de um buffet para fazer as comida coquitel para casamento e servir aos convidados. Não to conseguindo este tipo de cursos. Obrigada